COLCHÕES CENTER

Colchões


Night Life

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Como Escolher o Seu Novo Colchão

Existem no mercado uma infinidade de opções de colchões, para que você possa fazer uma boa escolha. Deve-se levar em conta os seguintes fatores:

A - Qualidade
B - Peso (consumidor)
C - Preferência de Conforto ou Necessidades Especiais

A - Qualidade: ao optar por um colchão de molas,saiba que a quantidade e o formato das mesmas são fatores determinantes de sua qualidade, por isso procure optar entre os sistemas de molejo mais confortáveis e resistentes como o "LFK", "Pocket" ,"Superlastic" ou "Miracoil" evitando o tradicional "Bonnell", que é a opção mais encontrada no varejo, mas a que apresenta a menor concentração de molas por metro quadrado.Se optar por um colchão de espuma, prefira os que possuam o Selo de Qualidade do INMETRO.

B - Peso: tanto os colchões de molas como os de espuma são projetados para suportar um peso limitado, antes de comprar, verifique se ele é adequado ao seu peso.

 

Molas:  Espuma: 
Bonnell  de 1kg a  90kg (por pessoa) Densidade 23 de 1kg a 50kg (por pessoa)
Pocket (ensacado)  de 1kg a 90kg (por pessoa) Densidade 28 de 50kg a 75kg (por pessoa)
Superlastic de 1kg a 110kg (por pessoa)  Densidade 33 de 75kg a 95kg (por pessoa)
LFK  de 1kg a 120kg (por pessoa) Densidade 45 de 95kg a 115kg (por pessoa)
Miracoil de 1kg a 150kg (por pessoa)    

 

C.1 - Preferência de Conforto: cada pessoa tem uma preferência por conforto própria, alguns preferem colchões firmes, outros mais macios, cada tipo de molejo e cada densidade oferecerá um grau diferente de firmeza, entretanto nos colchões de espuma a liberdade de escolha fica muito limitada ao fator Peso, que é determinante neste tipo de produto, já os colchões de molas permitem que haja uma liberdade muito maior de escolha. 

C.2 - Necessidades Especiais: neste quesito encontram-se as pessoas que possuem algum tipo de problema de saúde, como por exemplo: hérnea de disco, bico de papagaio, osteoporose, etc; nestes casos, existe uma indicação específica para cada tipo de problema.
Ex: hérnea de disco e bico de papagaio, necessidade de colchão firme (molas "miracoil", molas "LFK", espuma Densidade 45)
Ex: osteoporose, necessidade de colchão macio (molas "pocket", molas"bonnell", espuma de baixa densidade).

 

Perguntas e Respostas

1 - O que é Densidade e por que são usadas as nomenclaturas D-23, D-28, D-33 e D-45?
A densidade é o termo usado para se medir o peso de uma espuma em um determinado volume.
Exemplo: um colchão de espuma com Densidade 33 ( D-33) é criado a partir de um bloco de espuma que se tivesse hipoteticamente um metro de altura, por um metro de comprimento por um metro de largura possuiria 33kg de peso, da mesma forma um D-28 nas mesmas dimensões iria possuir um peso de 28kg, ou seja, vai ter uma densidade menor e portanto suportará uma pessoa com menos peso.

2 - O que muda na qualidade da espuma de um fabricante para outro?
Dependendo dos materias utilizados na formulação da espuma, é possivel produzir dois colchões com mesma densidade mas um durar 5 anos enquanto que o outro não resista mais que 2 anos. Para evitar os colchões de baixa qualidade, prefira os que foram certificados por um laboratótio independente que ateste que ele está em conformidade com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

3 - Quais tipos de molas são firmes e quais são macias?
Pocket Bonnell (extra macio), Bonnell (macio), Pocket Barril (macio), Superlastic (intermediário), LFK (firme) e Miracoil (extra firme).

 

4 - Qual o tempo de vida útil de um colchão?
Se for de espuma, normalmente irá durar de 2 a 3 anos, podendo chegar até a 5 anos nos modelos certificados pelo INMETRO.
Se for de molas, normalmente irá durar de 5 anos (no molejo tradicional "Bonnell") a 10 anos (demais molejos).

5 - Quais as diferenças de se comprar um colchão de espuma ou um de molas?
Espuma: - menor custo
              - estabilidade

Molas:  - conforto muito superior
            - durabilidade muito superior
            - não esquenta
            - acomoda melhor o quadril e o ombro
            - ser mais adequado a casais com considerável diferença de peso


6 - O molejo Bonnell suporta e é confortável para pessoas que tenham mais de 90kg?
Sim e não, ele suporta um peso superior a 90 kg, entretanto será desconfortável pois não manterá a coluna vertebral na posição adequada sendo excessivamente flexível neste caso.

 

7 - Qual é o melhor tipo de molejo?
Depende: para quem necessita ou gosta de um colchão extra firme,a melhor opção é o molejo "Miracoil"; para quem prefere um colchão mais macio a melhor opção é o molejo "Pocket" (ensacado). Já para quem prefere um grau intermediário de conforto, pode-se optar pelo molejo "LFK" ou pelo molejo "Superlastic".
A opção do molejo "Bonnell"(tradicional) é a mais simples, entretanto uma boa opção para quem quer deixar de usar um colchão de espuma e adquirir os benefícios de ter um colchão de molas por um preço quase equivalente ao do colchão de espuma.

8 - O que acontece se for adquirido um colchão de molas "Pocket"(macio) para quem gosta de um colchão firme ou o inverso, adquirir um molejo "Miracoil"(extra firme) sendo que a preferência é por um colchão macio?
O mesmo que adquirir um calçado desconfortável e usá-lo todos os dias, ou seja, você dificilmente se adaptará ao produto, por isso o momento da escolha é fundamental, pois a falta de adaptação, diferentemente do defeito, não obriga a fornecedor a lhe trocar o produto por outro.

9 - Onde devo comprar meu colchão novo?
Numa loja multimarcas especializada.
Se você for fazer a compra em uma loja de eletromóveis,dificilmente encontrará produtos de alta qualidade e não terá um consultor que saiba lhe orientar na escolha da opção mais adequada às suas necessidades; se for comprar numa loja exclusiva (marca única), dificilmente terá uma boa variedade de opções, o que pode comprometer a imparcialidade do consultor, pois pode ocorrer dele não dispor do tipo de colchão mais adequado às suas necessidades e por isso acabar indicando um que não lhe atenda plenamente.
Além disso, as lojas exclusivas costumam trabalhar com uma margem de lucro maior, pois o cliente não tem como fazer uma comparação de preços com produtos similares, sendo por isso muito utilizada por fabricantes cujos preços tem baixa competitividade.

10 - Qual a importância do colchão na qualidade do nosso sono?
O colchão é um instrumento determinante na qualidade do nosso sono, se levarmos em consideração que dormimos em média 7 horas por noite, tente imaginar-se deitado acordado por todo esse período sobre uma superfície desconfortável,o que acontece quando dormimos num colchão excessivamente firme (pode causar cãibras e formigamento e constante mudança de posição) ou excessivamente macio (causa cansaço e constante mudança de posição).
Só não damos a devida importância ao produto, pois passamos quase todo o período em que fazemos uso dele de forma inconsciente, entretanto, os reflexos da qualidade do sono que temos são sentidos durante todo o dia que o segue.

11 - Que tipo de problemas a carência de sono pode desencadear?
- Redução da Eficiência do Sistema Imunológico
- Alteração do Equilíbrio Hormonal
- Obesidade
- Maior Probabilidade de Estado Pré-Diabético
- Distúrbios como Depressão e Ansiedade
- Dificuldade de Cognição
- Dificuldade de Concentração
- Irritação
Dormir bem é tão importante para se ter um estilo de vida saudável quanto fazer exercícios físicos e ter uma alimentação adequada, pois é este período que o nosso corpo utiliza para reestabelecer o seu equilíbrio.

12 - O que é Espuma Visco Elástico e quais seus benefícios?
Ela é uma espuma especial desenvolvida para a NASA e tem como características especiais ser fria, ter alta memória e retornar baixa pressão corporal. Um colchão que possua uma espuma de visco elástico com boa densidade (D-70) e que tenha um mínimo de 4 cm garantirá um sono restaurador e profundo, além de reduzir a nossa movimentação (giro) no colchão de uma média de 60 vezes por noite para uma média de apenas 12 vezes.
Cuidado: a maior parte dos colchões que mencionam ter visco elástico usam de 1cm a 2cm, o que é insuficiente para que se possa sentir seus benefícios.

 

13- Colchão ortopédico com "tábua" é bom para a coluna?
Não, o nosso corpo apresenta partes salientes como ombro e quadril, por isso o colchão ideal deve ser firme o bastante de modo a suportar o nosso peso, mas flexível o suficiente a ponto de acomodar estas saliências mantendo desse modo a coluna vertebral na posição correta.

14- Colchão Magnético funciona?
O Conselho Brasileiro de Medicina bem como o dos países europeus e da américa do norte não avaliza este tipo de produto, existem alguns estudos médicos que apontam que o magnetismo exerce influência sobre o nosso corpo, mas não se chegou a um consenso sobre até que ponto isto pode ser benéfico ou não.
As fábricas e lojas mais renomadas evitam comercializar este produto uma vez que ninguém pode garantir os benefícios que os defensores deste conceito alegam existir.

Dicas para aumentar a durabilidade de seu colchão

DICAS